Após menos de um ano na Europa, o talentoso meio-campista Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras, pode estar perto de ser repatriado. Atualmente no Olympiacos, da Grécia e com vínculo contratual com o Nottingham Forest, da Inglaterra, o jogador que está prestes a completar 30 anos, desperta o interesse de diversos clubes brasileiros. Um desses é o Atlético-MG, que de acordo com informações levantadas inicialmente pelo Uol, estaria agindo nos bastidores para contratar o jogador.
As tratativas estão em estágio inicial, marcadas por conversas preliminares para entender a situação do atleta e explorar a viabilidade do retorno de Scarpa ao cenário do futebol brasileiro, agora defendendo as cores do Galo.
Scarpa, eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2022 com o Palmeiras, deixou o clube paulista ao término da temporada, quando seu contrato expirou, buscando novos horizontes na Europa. Seu vínculo com o Nottingham Forest estende-se até o final de 2026.
Apesar do prestígio e talento reconhecido no cenário nacional, o meio-campista não conseguiu consolidar sua posição na Premier League. Longe disso, o brasileiro atuou em apenas dez partidas pelo Nottingham Forest.
Na sequência, um novo revés aconteceu em sua jornada no velho continente, quando foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, na última janela de transferência. No clube grego, o meio-campista também não conseguiu se destacar, tendo atuado até o momento em mais 10 partidas, geralmente iniciando no banco. Em suas 20 partidas somadas na Europa, Scarpa não marcou gols ou deu assistências.
Scarpa jogando no Brasil
Foi durante a última temporada no Brasil que Scarpa mais brilhou em sua carreira. Conquistando o título de Campeão Brasileiro com o Palmeiras em 2022, o jogador participou de 35 jogos no Brasileirão, contribuindo com sete gols e treze assistências.
No Palmeiras de Abel Ferreira, o então Camisa 14, jogou muito e foi um dos principais atletas da equipe dentro e fora de campo. Entre altos e baixos, os cinco anos de Scarpa no Palmeiras se encerraram de forma vitoriosa, mas também inesperada. Após várias tentativas para renovar com a equipe de Abel, o meio-campista optou por sair de graça rumo a Europa.
A decisão, pode ter fechado algumas portas para seu retorna a equipe paulista, apesar do apreço dos torcedores pelo jogador. Atualmente a diretoria alviverde não vê com bons olhos o seu retorno, principalmente diante dos valores que o Nottingham Forest deseja pelo atleta.
Enquanto isso, o Atlético-MG espera poder contar com o jogador para próxima temporada. Contudo, terá de negociar com o clube inglês que deseja receber atualmente algo em torno de 5 a 6 milhões de euros (entre R$ 26 e 32 milhões) para avançar com a negociação. Além do Galo, Fluminense e Flamengo, também seguem de olho em Gustavo Scarpa.